LIÇÕES ESPIRITUAIS DO PÓS-JORDÃO – Js 4.1-3; 5.2,3, 10-12

Lição 4 – 25/01/2009
Texto Bíblico: Js 5.9 Disse então o Senhor a Josué: Hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egito; pelo que se chama aquele lugar: Gilgal, até o dia de hoje.

NO SOLO DA RESSURREIÇÃO O OPRÓBRIO DO PECADO DESAPARECE

1. DEUS REMOVEU A VERGONHA DE UM POVO

• Saíram da escravidão para a libertação – Lv 25.38 Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos dar a terra de Canaã, para ser vosso Deus.
• Saíram do sofrimento para a consolação – Êx 3.7 E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores
• Saíram da humilhação para a exaltação – Js 5.9 Disse mais o SENHOR a Josué: Hoje retirei de sobre vós o opróbrio do Egito; por isso o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje.

2. DEUS DEVOLVEU A DIGNIDADE DE UM POVO

• Com a promessa da supremacia – Dt 28.13 E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
• Com a promessa da abundancia – Lv 26.9 E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.
• Com a promessa da hegemonia – Lv 26.12 E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo.

3. DEUS RESTITUIU A FELICIDADE DE UM POVO

• Com a renovação da aliança divina – Js 5.3 Então Josué fez facas de pederneira, e circuncidou aos filhos de Israel em Gibeáte-Haaralote.
• Com a celebração da páscoa divina – Js 5.10 Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas planícies de Jericó.
• Com a satisfação da provisão divina – Js 5.12 E no dia depois de terem comido do produto da terra, cessou o maná, e os filhos de Israel não o tiveram mais; porém nesse ano comeram dos produtos da terra de Canaã.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s