O PECADO DE DAVI E SUAS CONSEQÜÊNCIAS – 2 Samuel 11.2,4,5,14-17

Lição 8 – 22/112009
Texto Bíblico: 2 Sm 11.1  E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém


PECADO UM MAL QUE DEVE SER EVITADO

1. O PECADO E AS SUAS ATRATIVIDADES
  • Ele acontece pela ociosidade descuidada – 2 Sm 11.2a E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, Gl 5.16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
  • Ele acontece pelos desejos desenfreados – 2 Sm 11.2b e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. Mt 5.28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
  • Ele acontece pela cobiça compulsiva – 2 Sm 11.4 Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa. Tg 1.15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

2. O PECADO E AS SUAS CONSEQUENCIAS
  • Sua consumação acarreta sérios problemas – 2 Sm 11.5 E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou. Sl 42.7 Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.
  • Sua dissimulação leva a atitudes irracionais –  2 Sm11.14 E sucedeu que, pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias. Pv 6.18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
  • Sua permanência leva a intenções estúpidas – 2 Sm 11.15 Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. Pv 13.16 Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura.

3. O PECADO E OS SEUS AGRAVAMENTOS

  • Quando não é refreado tem efeitos degradantes – 2 Sm 11.16 Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. Jó 22.23 Se te voltares ao Todo-Poderoso, serás edificado; se afastares a iniqüidade da tua tenda,
  • Quando não é refreado tem efeitos vergonhosos – 2 Sm 11.17a E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi;  Jr 16.17 Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se escondem da minha face, nem a sua maldade se encobre aos meus olhos.
  • Quando não é refreado tem efeitos condenatórios – 2 Sm 11.17b e morreu também Urias, o heteu. Cl 3.25 Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.

Pr Adilson Guilhermel

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s