O PERIGO DO ARDIL GIBEONITA – Js 9.1-6, 15,16

O PERIGO DO ARDIL GIBEONITA – Js 9.1-6, 15,16
Lição 8 – 22/02/2009
Texto Bíblico: I Tessalonicenses 5.6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.

SER PRUDENTE EVITA MUITOS PREJUÍZOS

1. A IMPORTANCIA DE ESTARMOS DESPERTOS
Tenha cuidado com os planos do inimigo – Josué 9.1 E sucedeu que, ouvindo isto todos os reis, que estavam aquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do grande mar, em frente do Líbano, os heteus, e os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus, e os jebuseus, Salmos 83.5 Porque consultaram juntos e unânimes; eles se unem contra ti:
Tenha cuidado com os tramas do inimigo – Josué 9.2 Se ajuntaram eles de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel. 2 Coríntios 2.11 Porque não ignoramos os seus ardiz.
Tenha cuidado com as logros do inimigo – Josué 9.3 E os moradores de Gibeom ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai, Lucas 16.8b… porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz.
2. A IMPORTANCIA DE ESTARMOS VIGILANTES
Não se deixe levar por aparências – Josué 9.4 Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados; 2 Coríntios 11.3 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
Não se deixe levar por sutilezas – Josué 9.5 E nos seus pés sapatos velhos e remendados, e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento. Mt 7.15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Não se deixe levar por persuasão – Josué 9.6 E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal, e disseram a ele e aos homens de Israel: Viemos de uma terra distante; fazei, pois, agora, acordo conosco. 2 Coríntios 6.15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
3. A IMPORTANCIA DE ESTARMOS CONSCIENTES
Consulte o Senhor nas tuas decisões – Josué 9.14 Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao SENHOR. Jó 12.13 Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem
Consulte o Senhor nos teus acordos – Josué 9.15 E Josué fez paz com eles, e fez um acordo com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento 2 Coríntios 6.14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
Consulte o Senhor nas tuas alianças – Josué 9.16 E sucedeu que, ao fim de três dias, depois de fazerem acordo com eles, ouviram que eram seus vizinhos, e que moravam no meio deles. Êxodo 34.12 Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s